Terimakasih Indonésia – Roteiro de 1 Mês 5


kids Lombok

 

 

 

Olá Amores e Amoras,

Depois de um pouco mais de 1 mês viajando pela Indonésia, voltei para a Austrália e vou tentar passar para vocês o máximo possível do que aprendi por lá.

ROTEIRO ESCOLHIDO: SUL DE BALI (1 SEMANA)- NUSA L E NUSA C (2 DIAS) – GILLI'S (4 DIAS) – LOMBOK (1 SEMANA) – KOMODO ISLAND (4 DIAS TOUR)- FLORES (2 DIAS)- BALI (8 DIAS)

DURAÇÃO: 32 DIAS 

Neste post vou explicar o meu roteiro, como organizei ele em dias e lugares, quanto gastei e todas as dicas que eu conseguir lembrar de cada lugar por onde passei. 

Bom primeiramente a minha idéia era ir para Indonésia, depois Tailândia e Filipinas. Tudo isso no meio do ano perto do mês de agosto. Depois de um tempo pesquisando percebi que metade do ano é época de moções em muitos lugares da Asia, isso quer dizer que chove muito. Vc pode dar sorte e até não pegar tanta chuva, mas também pode acontecer o contrário né? 

Continuei pesquisando e vi que a Indonésia não é tão afetada nessa época então resolvi ficar as férias inteiras viajando só por lá.

Bom todos os preços que eu colocar aqui gente são dólares AUSTRALIANOS, ok? o americano é mais valorizado. Só para deixar claro porque vou falar sobre preços.

Organizei toda a viagem com meu cartão de viagem que tirei no meu banco e a maioria tem, onde as taxas são bem menores e vc consegue tirar dinheiro normalmente as vezes sem custo dependendo do banco. Pelo menos aqui na Austrália é assim.

Comprei passagem pela Malindo Airlines, empresa da Indonésia que por sinal é muito boa! Não comprei vôos internos, somente AUS – BALI – AUS.  Chegamos no aeroporto e pagamos 250 mil rupias até Uluwatu. Eles vão tentar cobrar uns 500 mas você tem que negociar. Isso são uns 25 dólares.

Reservei só as primeiras 2 noites em uma vila em Uluwatu (Sul da ilha de Bali). É la que tem as altas ondas que você sempre vê nos vídeos de surf e essas coisas…Bom tem onda em todos os lugares né mas Uluwatu é bem famoso dentro dos Brasileiros que vão pelo surf.  


Bom Uluwatu e as praias pela região são para pessoas com um nível bem avançado de surf porque o fundo é de coral e realmente perigoso, Existem outros lugares como Kuta, Canggu, Seminiyak onde você pode até aprender a surfar. 

Bom, voltando ao assunto, porque só reservei as 2 primeiras noites? A maioria dos websites e promoções que você acha na internet tem um preço bem alto em comparação quando você chega lá e vê como funciona tudo. 

Eu e meu namorado ficamos em quartos privativos na viagem inteira, decidimos pagar em torno de 25 a 35 dólares por noite em média. Assim conseguimos alguns quartos muito bons e outros nem tanto. Agora se você não ligar, dá para pagar mais barato ainda dependendo do bairro onde você quer ficar e as condições. 

Eu vi quartos em Padang Padang de frente para praia (sem internet, sem água quente, sem café da manhã) bem roots mas com uma vista dos sonhos e pagando somente 10 dólares por noite…Tipo lugar perfeito para galera que quer surfar! 

Dica: Esse lugar fica bem do lado do supermercado na principal de Padan Padang, vc entra nessa rua e desce até o final onde encontrara o hostel Bufalo…tem 3 diferentes e são de uma família que coloca os quartinhos para alugar. 

Bom sobre o Sul da Bali vou resumir um pouco as coisas ou se não vou acabar escrevendo uma bíblia:

 As praias são lindas, vale a pena ficar por lá curtir a praia em Padang Padang, ir no Single Fin Bar em Uluwatu, especialmente domingo a noite. Terças tem um reggae muito legal que depois vira eletrônico.

Ir no Templo de Uluwatu especialmente as 4:30 para ver a dança que começa as 5. 

Alugar uma Scooter ou você não vai conseguir explorar muito a área (a Polícia é bem corrupta, me aconselharam não parar se me mandassem parar e foi isso que fizemos, mas logicamente eu não posso recomendar aqui que você faça isso, mas é bom estar preparado sempre. Ex: Não leve muito dinheiro com você e caso tenha, esconda. Leve sua carteira internacional para dirigir carro ou moto sempre com você. 

Se você quiser andar de taxi, o Uber de lá chama Go Jek e além de táxis você pode ate agendar massagem pelo app.  Vale a pena baixar também o app Maps.me que é um mapa que funciona muito bem e OFFLINE. Ou Seja melhor que o google maps.

Vc consegue alugar moto em Kuta bem mais barato que outros lugares, a gente pagou 35 dólares australianos por um pouco mais de uma semana. Entramos em uma das ruas menorzinhas porque nas principais é sempre mais caro. Em geral você precisa negociar ABSOLUTAMENTE TUDO!

 Nada tem preço fixo, e minha dica é…se eles falarem um preço você sempre oferece metade disso e por aí vai. 

Visitar Dreamland, Bingin (Muito legal ficar por lá), Balagan e Jimbaran (muito restaurante de Seafood na praia por bom preço e eles colocam a mesa pé na areia mesmo).

Bom Kuta é tipo o centro, eu não sei se continua sendo o sul de Bali mas lá é bom para você fazer compras, ir no Spa e ir surfar se você não for muito experiente ou quiser aprender. Você aluga pranchas por uns 10 dólares. Além disso no Beachwalk que é um centro comercial tem o Sushi tey, uns dos melhores sushi's de Bali mas meio carinho para a realidade de lá.  

Seminiyak que é para o norte de Kuta é cheio de clubes e boates. Tem muito restaurante bom e a maioria dos Australianos ficam lá. Eu pessoalmente achei bem parecido com Kuta e nem curti muito. Em Seminiyak recomendo ir ao Potato Club de dia é bem legal. Tem o Ku de Ta também mas eu não cheguei a ir nesse.

Vale também uns cocktails no sunset/noitinha no bar La Plancha na Praia de Seminiyak. 

Eu recomendo demais UBUD é muito lindo e vale a pena ficar la pelo menos 3 dias. Primeiro porque lá tem o santuário dos macacos. Além disso tem a Tegenungan Waterfall, O Templo das águas, Gruta do Elefante e os Terraços de arroz. 

Se você estiver por lá e quiser comprar decorações de madeira, lá é o lugar. Se quiser comprar Pratas vá para Celuk que é onde ficam todas as fábricas que vendem pro resto dos bairros de Bali.

Depois de 1 semana em Bali, fomos para Nusa Lembongan, realmente recomendo ir e ficar 2 dias pelo menos. Se for temporada alta recomendo já reservar uma pousada no Air BNB, Hostel World ou Booking.com. 

O Booking.com foi o que mais usamos durante a viagem. 

Uma dica importante é sempre ler os comentários e o que as pessoas estão falando dos lugares, porque tem MUITO lugar que é muito diferente das fotos que eles colocam. 

Em Nusa você pode ir nos bares da praia, fazer snorkling com manta raias, alugar uma scooter e explorar nusa ceningan que fica do lado e lá tem surf. Encontramos um lugar incrível que chama Devils Cave e a lagoa azul. Realmente a água mais azul que já vi na vida. O lugar é muito lindo mesmo. 

Alem disso existe a Nusa penida que é mais turístico mas eu não cheguei a ir. 

Depois de Nusa, fomos para Gilli Trawagan, a maior das 3 Gilli. Com muita festa e clubes pela ilha inteira. Você faz tudo de bicicleta e pode recorrer a ilha inteira em 1 hora e meia de bike (isso parando um pouco para pegar umas bintangs no caminho). Em Gilli fizemos Snorkling e fomos visitar as outras ilhas, Todas muito lindas. Gilli Air eu recomendo para casais. 

De lá fomos para Lombok, pegamos o Ferry público, que muitos não sabem que existe e custa mega barato… A maioria dos locais tenta te vender o barco rápido e umas 8 vezes o preço. Chegando em Bangsar que é o porto de Lombok deixamos reservado o nosso Tour em barco para a ilha de Komodo com destino final Flores (vou falar em breve). 

Alugamos uma Scooter por um preço mais caro que em Bali, e ficamos uma noite em Senggigi. Pessoalmente não gostei nem um pouco de Senggigi porque você só vai curtir a praia mesmo se estiver em um Resort tipo Sheraton ou algum outro do tipo. Em Lombok a maioria da população é muçulmana, então eu me senti meio mal indo a praia ali…biquíni brasileiro, 2 metros de altura hahahaha parecia que eu era um ET. Me senti faltando o respeito a cultura local. Tentamos ir para outra praia mais vazia mas era cada vez pior porque não tinha turistas e eles olhavam muito pra nós. Até nos filmaram com o celular, tipo realmente impressionados com a gente. Especialmente porque temos muitas tatuagens eu acho. 

No próximo dia já fomos até Kuta em Lombok que fica no sul da Ilha. Ali sim é a parte turística, Lombok é muito mas muito mais vazio que Bali, você vê muita fazendinha, templos e animais. Nada de engarrafamentos e a loucura de Bali. 

O que fazer no Sul de Lombok? Surf, Praia, Comer, Surf, Yoga, Praia, Comer, Massagem…. isso resume bastante o dia-a-dia.

Tem muito françês morando em Lombok e Europeu em geral. Acho que não vi nenhum Brasileiro na semana que estive por lá.  Você vai notar como é muito mais pobre e tem muita mas muita criança vendendo pulseirinhas e pedindo dinheiro na rua.

Melhores coisas de Lombok:

1- Mawun Beach

2- Mawi Beach para quem gosta de surf ou ao menos admirar as altas ondas que rolam 

3- Tranjan Aan Beach 

4- Ir até o final da praia de Kuta onde você vai encontrar um monte de macacos que vivem ali numa árvore enorme e eles brincam com você, roubam suas coisas e comem suas frutas hahahah

5- Surf em Gerupuk onde alugamos um barco que nos levo até as ondas e te vários níveis diferentes, basico, intermediario e avançado

6- Desert Point eu não cheguei a ir mas é conhecido por ter ondas enormes e ser realmente magnífico

Eu pessoalmente achei as praias de Lombok muito melhores e mais bonitas que as de Bali. Especialmente a cor da água e muito mais limpo pois tem menos gente.  As porções das comidas em geral achei meio pequenas, mas eu realmente recomendo não pular Lombok no roteiro porque vai abrir a sua cabeça do que é realmente a Indonésia.  

Se você gostar de fazer trilhas existe a montanha RINJANI, acho que o tour dura 2 dias e é uma das maiores montanhas da Indonésia.

Depois de Lombok fizemos um Tour de 4 dias dormindo num Barco. Levamos isso como uma aventura e uma experiência de vida. Pagamos 1.700.000 Rupias que são em torno de 170 dólares australianos por pessoa, com comida inclusa e água. Por esse preço você dorme no Deck do Barco e existe a Cabine também para casais. Eu realmente não sei porque não pagamos cabine e realmente recomendo pegar a Cabine. Nós tivemos MUITA sorte e uma das cabines não foi vendida então deixaram a gente dormir la de graça. Foi mil vezes melhor, por que no Deck era super pequeno e um encostado no outro. Para pessoas solteiras tudo bem, mas a gente estava em casal.

As comidas são basicamente vegetais, noddles e arroz. Bem simples mas gostoso, mas para nós que comemos bastante não era suficiente então levamos algumas coisas extras além das cervejas hahaha. 

Quando ja estávamos partindo fui descobrir que não tinha ducha gente, foi aí que eu fiquei louca mas sorte que no primeiro dia eles te levam numa cachoeira e eu peguei água em umas garrafas e usamos nos outros dias para tomar banho. O banheiro era só um buraco, bem no estilo LOCAL mesmo, sem frescura. 

E o lado bom disso tudo? Bom devo falar que o grupo foi incrível, tivemos experiências realmente mágicas como ver Golfinhos, nadar com Manta raias, pular de noite no plâncton e tudo brilhar, fazer festa no barco, ver umas 5 estrelas fugazes em 10 minutos que você fica olhando pro céu…e devo falar, o céu mais lindo que eu já vi na minha vida inteira.  Além disso fomos na famosa ilha de Komodo ver os Dragões. Realmente uma experiência que vai ficar marcada para vida toda sabe? Once in life.

Paramos em varias ilhas, fizemos caminhada, fomos para cachoeira, fizemos snorkling. Vi a maior montanha de Lombok Rinjani desde o barco. Realmente valeu a pena DEMAIS!.

Chegando no nosso destino final do Tour Labuan Bajo bem no final da Indonésia. Por lá você pode ver que não é muito turístico, realmente vc vê a realidade do pessoal de lá.  Comemos no Fish Market um banquete onde experimentamos absolutamente tudo e gastamos tipo 6 dólares cada um.  Agora acomodação é bem caro por que não tem muito. De lá pegamos um avião interno para Bali que custou 110 dólares cada um. 

Ao chegar em Bali, exploramos mais o norte, ficamos em Canggu e pagamos 150 mil rupias no táxi até lá. Realmente eu fiquei apaixonada por esse lugar. É para mim, o melhor lugar de Bali. Todos os restaurantes são bons, as pousadas também, ondas perfeitas e divertidas para aprender a surfar. Varias festas, e vários bares com skate park ou ao menos uma rampa.

Estando ali você pode visitar o Tanah Lot Temple, comer no Bukit Café ou no Poke Poke que são bem famozinhos. Tem o Monsouir Spoon que é uma Bakery Francesa muito boa. Beber uma cerveja no Oldmans, sunset no The Lawn, ir pra festas no Deus, Laguna ou Sand Bar na Praia.  

Canggu realmente é o lugar onde eu ficaria o mês inteiro ou até para morar. Mas as praias não são tão lindas quando as do Sul de Bali. Mas é muito bom pra aprender a pegar onda.

Bom gente acho que depois disso tudo que escrevi vocês não precisam de mais nada pra organizar a sua viagem. Espero que tenha sido muito útil e que vocês aproveitem os seus momentos lá. 

Qualquer outra dica, só escrever nos comentários que eu vou responder. 

> Quer ver fotos da viagem? Dá um click a seguir.

Terimakasih: Obrigado

Sama Sama : De nada

Salamat Soe: Boa tarde

Salamala: Boa noite 

Salamapagi: Bom dia 

Satu: 1

Due: 2

Caro: Mahal (essa vc vai usar muito pra negociar)

Não sei como escreve mas assim pronuncia ta gente! hahahaha

 

<?php echo do_shortcode("

"); ?>

 

CONTATO POUSADA D'CANGGU HOMESTAY +62 813 38449330 jl. Pantai Patu Bolong 96b, Canggu

Pertinho da praie e bom preço, o melhor lugar pra ficar por Canggu é nessa área.  

BARCO FLORES E INFOS UNIQUE LOMBOK VIA WHATS: 62 81217558213 www.lombokunique.com

 

 

 

 

 

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 pensamentos em “Terimakasih Indonésia – Roteiro de 1 Mês