Arraial D´Ajuda – Os Encantos do Sul da Bahia


 

Arraial D´Ajuda

E ai Galera, tudo bem? 

Hoje vou falar um pouco do Arraial D`Ajuda no Município de Porto Seguro – Bahia. Para gente que mora no Rio de Janeiro, o Arraial é tipo Búzios só que com um gostinho de dendê e sotaquezin Baiano. Achei parecido pela quantidade de turistas que você encontra no lugar, especialmente Argentinos e Chilenos e o lifestyle do pico.

A Cidade leva esse nome por conta da Igreja principal, a Igreja da Nossa Senhora D´Ajuda. É um dos principais points turísticos da cidade, tem uma vista incrível e você pode comprar sua pulseirinha e fazer seus pedidos. Eu fiz os meus e tirei essa foto acima, típica baiana.

O Arraial tem aproximadamente12km de praias maravilhosas, começando na praia do Apaga Fogo e indo até a praia do Taípe. Desses 12km tem cerca de 6 cercados por uma linda bancada de coral, onde na maré seca formam piscinas naturais de água cristalina. A dica para usufruir as praias ao máximo é sempre estar ligado na tábua de mares e ir a praia sempre que possível na maré secando ou já seca. A diferença é tremenda.

Dicas sobre lugares para ir a praia: Na praia do Aracaipe (estrada da balsa) tem o corujão e o sting, barracas muito bem frequentadas e sempre com um agito maneiro. Para o lado do Mucugê tem a barraca la plage, na praia do Parracho tem a Uiki Parracho, na Pitinga tem a barraca do Faria e a Flor de sal, ambas de muito bom gosto.

Quem preferir ir a praias mais vazias, logo depois das barracas de Pitinga tem o rio, lugar de beleza natural sem igual.

Eu recomendo fazer também a caminhada Arraial/Trancoso, são 10km de caminhada a partir do Mucugê, passando por praias paradisíacas cercadas por falésias de beleza incomum. Para fazer essa caminhada você precisa sair na maré secando, pois na metade do caminho a falésia entra no mar, dificultando a travessia com a maré cheia.

Vista da Igreja

 

Arraial D´Ajuda tem uma vasta gastronomia de excelência. Restaurantes para todos os gostos. Algumas recomendações são o restaurante Manguti muito tradicional e com comida caseira sem igual, Dolce e Salato com comida italiana, El Bodegon com ótimas carnes argentinas e o melhor bife de chorizo, Rosa dos Ventos com frutos do mar. Comida boa por lá e o que mais tem!

Para quem gosta de manter a atividade física em dia, a corrida de rua se tornou muito comum nas ruas do Arraial. Existem passeios também de bike ou se curtir algo mais agitado de quadriciclo. 

Agora para quem curte mais a noite, o lugar mais badalado é o Morocha club onde a festa vai até o dia amanhecer. O lugar é um restaurante que a partir das 23:30 começa sempre uma banda de rock seguida de músicas do momento e muito alto astral.

Antes de chegar ao Morocha tem que dar aquela parada no Beco das cores e tomar aquela cachaça saborosa, podendo escolher entre diversos sabores.

Um point novo muito legal, com uma nova pegada em arraial é a Fábrica de Cultura Santo Antônio, com um ritmo diferente a cada dia, a segunda começa com o jazz, na quinta a vida brilha com um samba de raiz maravilhoso. Esse lugar é surreal e cheio de energia por isso todo mundo que vai ao Arraial tem que conhecer. Fica na praça da igreja.

Agora, tanto lugar legal para conhecer mas onde ficar? 

Eu recomendo o Maloca Hostel (www.malocahostel.com.br) e o Hotel Pousada Saudosa Maloca (www.saudosamaloca.com.br) ambas ficam localizadas na Alameda das Eugênias, rua muito tranquila, a 250m da rua do Mucugê  principal rua da cidade, com todos os restaurantes, bares e lojas). O telefone do Maloca hostel é 73 3575-1473 e da Saudosa Maloca é 73 3575-1266.

Bom agora vocês estão prontos para curtir o Arraial que nem minhoca da terra, com as melhores dicas e nada de ser Haole no pico!

Aloha,

Agradecimentos aos Colaboradores Matheus Baldaracci e Penélope Peixoto <3.


 

 


 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *