O Melhor de Caraíva – Bahia 2


Encontro do Rio com o Mar em Caraiva

Sul da Bahia

Caraíva, Meu amor!

Isso sim que é vida boa. A Simplicidade do lugar encanta todo mundo, seu charme excepcional se encontra nos mínimos detalhes. Começando o dia com um bom cafezinho no Cantinho da Duca, regado a pedras energizadas, desenhos esotéricos e bons papos.

Eu adoro essas coisas e fiquei encantada desde a primeira vez que fui. Existem milhares de outros lugares muito bons para tomar café da manhã mas esse é especial!

Ao chegar na cidade você abre um portal para um mundo onde as coisas funcionam em outro ritmo, aquele ritmo baiano, e tem que respeitar e se acostumar. Nunca chegue morrendo de fome no restaurante, ou se chegar, peça uma cervejinha ou algo para esperar. 

O único meio de transporte na parte baixa da cidade é charrete, as pessoas usam mais para levar as malas do que para se transportar, até porque tudo é relativamente perto. Na parte mais alta da cidade o pessoal anda de buggy porque o chão já tem mais terra do que areia.

Existem muitas pousadas, tanto na parte baixa mais próxima do Rio de Caraíva e da Praia, Bar do Coco e Bar da Praia (que são os mais famosos), Como na parte mais alta, próximo a igrejinha, onde você encontra valores mais baixos.

Eu pessoalmente recomendo a Pousada da Terra (www.terracaraiva.com.br), o diferencial eu acho que é o jeito mineiro da dona receber os hóspedes e deixar eles bem à vontade como se eles estivessem em casa. Tudo do café da manhã é feito na pousada, o Pão integral, Pão de queijo, Granola, Iogurte, Bolo, Biscoito de nata, Geléia de frutas locais e etc. Por sinal lá dá MUITO mineiro, é tipo sua segunda casa hahaha!

Bom o que fazer durante o dia? 

Você tem muitas opções, pode ir pegar um sol e desfrutar do encontro do Rio com o Mar, pode fazer um passeio pelo Rio e na volta descer de bóia. (No carnaval tem até competição viu? O negócio é serio).

Pode ir pegar uma praia no Coco Brasil, Bar da Praia ou Pisa na Fulô onde de noite as vezes rola até showzinho. Isso no Verão pelo menos. 

Você pode fazer uma caminhada até o Satú onde tem praia e 2 lagoas, além disso tem argila para você dar aquela hidratada na pele.

Pode conhecer a Aldeia de Barra Velha onde tem Índios Pataxós ou ir até a Praia do Espelho passar o dia (Esse passeio você não pode perder). Bem no final dessa praia, existe um riozinho que desce e bem alí tem um sushi. O preço é meio salgado mas vale cada centavo porque é muita vibe, você come sentado do lado do Rio com vista para o Mar.

IMG_2727

Caraíva também é bem perto de Trancoso, ainda vou fazer um post só de Trancoso, mas vale a pena ir passar 1 ou 2 dias.

Voltando as dicas sobre Caraíva, você não pode perder o Pastel de Arraia do Pará, o mais famoso da região, de preferência no pôr do sol pois fica na beira do Rio e o visual é incrível. Se estiver muito quente você ainda pode dar um mergulho no Rio e continua bebendo uma cervejinha.

Se estiver afim de comer uma Pizza você pode ir no Bar do Porto onde toca chorinho da banda Caraivana. Já Moqueca é no Culinária Central e Comida Japonesa é no Jardim Sushi (No verão rola festinha mais alternativa, para quem não curte forró).

Até agora não falei disso, mas sempre que lembro de Caraiva penso nas noites que passei dançando Forró. Noites que são movidas a Triângulo, Sanfona, Zabumba e danças apertadas. O Clima é super envolvente e romântico, mesmo você não gostando muito do som, vai acabar se envolvendo depois que beber uma Catuaba ou Netuno (uma bebida feita com Catuaba e Gengibre, típica de região). Os 2 forrós principais são o Forró do Pele e o Forró do Ouriço, um fica do lado do outro e o point de encontro é bem alí, no canto da praça e que no verão rola até um sambinha. 

Dos lugares que eu conheço do Sul da Bahia, esse realmente é especial e acredito que você não pode tirar do seu roteiro, então na dúvida, sempre escolha CARAÍVA! 

Monte de Beijos,

IMG_2728


 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “O Melhor de Caraíva – Bahia