Subindo até a Garganta do Céu – Trilha 5


Trilha moderada a forte

Garganta do Céu – Rio de Janeiro, Brasil

SereiANDO por aí, fui parar na Pedra da Gávea com uns amigos.
Eu que nunca achei que subiria porque realmente tenho medo de altura e da temida "Carrasqueira", tinha sido convidada para fazer uma trilha pela lateral da Pedra do nível medio-forte e já que todas minhas amigas iriam subir eu acabei topando também.

Nós encontramos as 7:00 da manhã na Barrinha na Barra da Tijuca para começar a subir. Para achar a trilha você precisa chegar até a Praça Prof. Velho da Silva, subir pela ruazinha que tem de frente para praça e parar o carro onde tiver vaga. A trilha da Garganta do Céu inicia-se no mesmo ponto de partida da trilha da Pedra da Gávea tradicional, apesar de mais curta a caminhada é considerada mais difícil por ser mais íngreme (Você precisa estar em forma para conseguir subir, pois é mais de uma hora de subida bem cansativa).

Tem que subir bem preparado, de tênis, a mata é um pouco fechada então recomendo colocar uma meia de cano alto, levar uns 2 litros de água para cada um e umas lariquinhas para quando chegar na Garganta conseguir repor as energias. Durante a trilha você vai perceber que tem umas setinhas para não se perder, é bem tranquilo de ir seguindo as setas e chegar vivo na garganta (rsrsrs).

Uma das meninas do nosso grupo não estava preparada fisicamente para subir a trilha e como eu que chamei ela para subir, me separei do resto do grupo para acompanha-la seu ritmo. Nós demoramos uns 25 minutos a mais do que o resto do grupo, conseguimos chegar no lugar nos guiando por essas setinhas, então de fato é possível subir sem ter subido antes. Só no início que fica um pouco mais difícil porque você entra tipo num "Parque" onde não tem exatamente uma trilha, mas basta se instruir com alguém que esteja passando. A mesma coisa quando você chegar na Garganta, não da para ver bem onde é a entrada mas como fomos no Domingo tinha bastante gente subindo e a maioria já sabe onde fica e você consegue perguntar.
Fica logo antes da parte íngreme com pedras e onde tem uma corda de aço que te leva até o topo da Pedra da Gávea (isso se você quiser subir até o final).

A vista da gruta é realmente incrível, dá para ver os 2 irmãos, a praia de São Conrado e um pouco da Zona Sul.
Se você quer subir a Pedra da Gávea e não a Garganta do Céu necessariamente, recomendo ir pelo outro caminho que é menos íngreme pelo que me disseram. Mas se você já está na Garganta não custa nada continuar subindo até o topo que já é bem pertinho.

A energia do lugar é realmente mágica, momento de aproveitar para fazer a sua reflexão, agradecer pelo momento e se deslumbrar com o visual. A cidade maravilhosa é famosa por conseguir misturar atividades ao ar livre junto com o cotidiano de uma mega cidade. Para nós que moramos no Rio isso é super normal, mas a verdade é que não é não. Esta cidade é perfeita para quem gosta de esportes e precisamos aproveitar isso ao máximo.

Uma ótima dica para quebrar a rotina! Bora fazer uma trilha?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 pensamentos em “Subindo até a Garganta do Céu – Trilha